sexta-feira, 4 de julho de 2008

Boinoca ou Toucoina


Eu precisava de algo para aquecer minha cabeça nesse inverno, então resolvi fazer uma touca! Encontrei uma receita de uma como eu queria no blog Tricotando e então mãos a obra!

Acontece que eu coloquei pontos demais (só notei quando ficou pronta) e percebi que se fizesse as diminuições igual a receita, ia ficar um tanto quanto ENORME pra minha cabeça, daí tive que fazer diminuições mais bruscas, porem elas funcionaram muito bem, legal esse jeito de diminuir, só que no final, ficou muito larga para uma toca e muito justa para uma boina, ficou uma boinoca! Hahahaahaha Segue as fotos (ignorem a modelo):

Acredito que se tivesse feito tal qual a receita, só que com menos pontos ia ter ficado uma linda toca, mas gostei da boinoca mesmo assim, outra hora quem sabe tento fazer uma touca mesmo!
Para quem quiser fazer a toca, ai vai a receita, é super rápida de fazer e parece complicado essas contas, mas quando você substitui as letras por números fica bem mais simples ;)
Ah! Eu não usei a agulha circular e nem essa tal agulha de duas pontas, fiz com agulhas normais mesmo, acredito que a única vantagem de fazer com a circular é que você pode ir medindo na cabeça, porém acho ela bem chatinha de trabalhar e não me perguntem que diabos é isso de marcador de pontos!

Receita – Fórmula Básica de Touca de Tricô

Para fazer uma touca básica você vai precisar de aproximadamente 100 gr. de lã, uma agulha circular e um conjunto de agulhas de duas pontas (do mesmo tamanho da agulha circular) que correspondam à lã que você escolheu.
Comece fazendo uma amostra em ponto meia. Conte quantos pontos há em 2,5 cm. Este número será a letra "A" na fórmula.
Decida qual será a largura da sua touca ( normalmente entre 50 e 55 cm para um adulto). Subtraia 2,5 cm se desejar que a touca fique mais larga, ou 5 cm se quiser a touca mais justinha. Divida este número por 2,5. O resultado será a letra "B" na fórmula.
Multiplique "A" (a quantidade de pontos em 2,5 cm) por "B" (a medida de sua cabeça menos 2,5 cm ou 5 cm, dividido por 2,5). Este número será a letra "C". Some ou subtraia um pouco deste número até que "C" seja divisível por 10*.
Some ou subtraia um pouco deste "C" para que o número seja divisível por 4. Este número será "D".
A diferença entre "C" e "D" resulta em "E".
Monte "D" pontos na agulha circular. Coloque um marcador de pontos. Trabalhe em círculo 2 meia, 2 tricô para a barra, até a altura de barra desejada, ou seja, se desejar que a touca seja usada com a barra dobrada, tricote em barra por cerca de 15 cm. (para um adulto).
Depois de fazer a barra, continue em ponto meia, aumente ou diminua "E" para que você tenha "C" pontos na agulha. Continue a trabalhar em ponto meia até que a touca meça 14 cm para crianças, 15 cm para adolescentes, 16,5 cm para mulheres, 17,5 cm para homens. Meça a partir do início do trabalho (se a barra não for dobrada) ou a partir da dobra da barra (para barra dobrada).
Diminuições na parte de cima da touca*: (troque para agulhas de pontas duplas quando necessário)
8 meia, passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado – repita até o final da carreira.
2 carreiras em meia.
7 meia, passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado – repita até o final da carreira.
2 carreiras em meia.
6 meia, passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado – repita até o final da carreira.
Continue diminuindo da mesma forma. Quando você tiver cerca de metade de "D" na agulha, diminua em cada carreira.
Última carreira: passe 1 ponto sem fazer, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado. Repita este processo até o final da carreira. Corte a lã. Passe a lã por dentro dos pontos restantes e arremate este fio por dentro da touca.

*Se o seu número de pontos montados na agulha ("D") for divisível por 9, comece as diminuições para a parte de cima da touca com 7 meia, passe 1 ponto sem fazer.... se for divisível por 8, comece as diminuições com 6 meia..., se divisível por 7, comece com 5 meia... etc.
OBSERVAÇÃO: "D" também precisa ser divisível por 4 para a barra 2 meia 2 tricô, ou por 2 para barra 1 meia, 1 tricô. Se necessário, coloque 1 ou 2 pontos a mais na agulha para fazer a barra e quando terminar a barra diminua estes pontos a mais que você colocou, de forma que você tenha "C" pontos na agulha.

Copyright 1998, 2001, 2005 by Andrea e Amy Mielke
Mielke's Fiber Arts, LLC 3086 Co Rd. PP, Rudolph, WI 54475 (715) 435-4494 http://www.mielkesfiberarts.com/
Tradução feita por Ana Claudia Lyra Fernandes e autorizada pelo autor.
E prêt-à-porter!
Mandi tu já fez alguma? Deu certo? Quero veeer!
Gaube que bom que tu gostou! Tenho que te entregar tua pulseirinha antes que minha irmã seqüestre ela!
Lola você por aqui! Também tenho que entregar a pulseirinha pra ti! E realmente, é pra matar!
Irmã, se usa no braço =B vou ver o texto da Leila, vi na comunidade do Grêmio esse do comentarista.

2 comentários:

Leila disse...

AAAAAA
Tu sempre comenta o meu e eu nunca retribuo...
MAs ADOREI a touca!!! Vc tem muitos dons artísticos... as pulseirinhas, a touca, aquele blusão que vi na tua casa uma vez...
Mas sabe que minha mãe fez uma boininha pra eu? Ficou bem bunitinha... daquelas mais larguinhas, sabe?
Vou pedir a receita pra ela.. srsrsr
=**

Amanda disse...

Aaaah, ficou pronta a tua... é, hum... boinouca hahaha eu gostei!! E bah, tricotar não é comigo... Então, nem tentei ainda fazer a pulseira hahaha muita calma nessa hora hahaha. Bjs gats